segunda-feira, 6 de abril de 2009

Um pouco sobre Iscas Artificiais

Os homens da idade da pedra já margeavam os rios e lagos, observando os peixes se moverem. Tentaram pega-los inutilmente com as mãos, e assim surgiu a necessidade de criar formas funcionais de capturá-los, nascendo assim a pesca.

Com o passar dos tempos, seus métodos foram evoluindo, ampliando cada vez mais a atividade pesqueira. Foi pelo fato de ficar encantado com a capacidade de criação do ser humano, que resolvi escrever um pouco aqui sobre o que tenho aprendido, a fim de compartilhar com meus amigos e companheiros pescadores parte do que tenho estudado.

Aqui vou abordar a evolução da pesca com iscas artificiais. Que “segundo alguns historiadores e pesquisadores da área, o Fly surgiu em torno do ano de 1496 (501 anos atrás), na Inglaterra, num tratado entitulado de "The Boke of St.Albans", escrito por Dame Juliana Berners ou Abadessa de Sopwell, num Convento, onde as Irmãs e Madres em suas orações diárias à beira de um riacho próximo, observavam que alguns peixes vinham à superfície se alimentar de alguns insetos que pousavam, e a partir daí e com as mudanças de estações, principalmente no inverno, onde o alimento ficava mais escasso, junto com a sutileza e criatividade feminina, elas cortaram crinas de cavalos emendando-as, para servir de linha, um galho flexível e longo como vara e tentavam imitar, artesanalmente com pelos, lãs, penas e pequenos pedaços de pano, nos anzóis rústicos, os insetos que caiam n’água. Se prostavam a beira do riacho às escondidas, lançando suas moscas e de pronto alguns peixes menos desavisados eram pegos e servidos como refeição nos dias mais rigorosos de inverno ou de menos fartura e mesmo nesta época, segundo o tratado, existia uma certa preocupação de proteção ambiental: Além disso, você não precisa ser tão voraz em suas capturas, levando muitos de uma vez...o que poderia ocasionar a destruição de seu esporte e do de outros homens...quando tiver uma porção suficiente, não deverá cobiçar mais por esta vez...". Assim, estava iniciada uma nova modalidade de pesca, sendo realizada inicialmente na pesca de trutas, evoluiu-se depois, para outros tipos de peixes. Hoje em dia podemos pescar com moscas praticamente todos os tipos de peixes predadores, predadores eventuais e muitas espécies não predadoras.

Bem depois, surgiu a pesca com hard baits, que consistem em pequenos peixes de matérias mais resistentes, como madeira e etc..., partindo também do princípio da observação do habitat, e da cadeia alimentar, de forma criar as iscas o mais parecido com os peixes que constituíam a base da cadeia alimentar e reproduzir de forma funcional o seu nado. Logo, assim que os hard baits eram lançado à água, ele se apresentavam semelhante aos peixinhos vedadeiros.

Como tenho estudado sobre iscas artificiais, e feito amigos pescadores e luremaker de toda parte do mundo, resolvi resgatar um passa tempo antigo que é o de criar minhas próprias iscas. Tenho uma enorme incentivadora se não a maior, que é minha esposa, por meio dela que resolvi ter um blog, para compartilhar o meu desenvolvimento na filosofia da pesca. Outro incentivador incontestável e mestre da arte, é um grande amigo que fiz a alguns anos e o guardo no coração, embora nunca tenhamos nos encontrado pessoalmente, que é o José Zuanon. Para os que o conhecem tudo que eu disser dele, ainda não será o suficiente, e para os que não o conhecem, terão o prazer de conhecer pelo menos um pouquinho desse artista no seu site: www.zuanoncustomlures.com , e também à medida que este blog for sendo atualizado. Outro lugar que podemos conhecer melhor o zuanon é no fórum caterva, que participo desde o momento que eu tive conhecimento, e fiz muitos outros amigos. Não vou citar todos os nomes para não correr risco de deixar de falar de algum. Por tanto, a maior escola de pesca que tenho é o fórum caterva e meus amigos de lá.

No post abaixo apresento algumas iscas que tenho feito, e outras que tenho restaurado.

2 comentários:

  1. Rapaz,
    Você não sabe como eu fico feliz quando vejo alguém talentoso se aventurando na criação de um Blog, na nossa lingua, para divulgar tudo relacionado a pesca com iscas artificiais. Parabéns pela iniciativa, parabéns pelo site que tá muito bonito, parabéns pelas suas iscas, igualmente lindas. Seja bem vindo, muito sucesso!! E se precisar de algo, estamos a disposição.

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS PELO BLOG IRMÃO!!
    É ISSO, AÍ VAMOS DIVULGAR A PESCA COM ISCA ARTIFICIAL!!
    MAS LEMBRANDO SEMPRE "PESQUE & SOLTE"!!
    BOAS FISGADAS!!

    ResponderExcluir