domingo, 26 de outubro de 2014

Trairas no Fly


Duas semanas atrás fui ao sítio dos pais da minha esposa. Lá possui um lago com traíras e pequenos peixes. Neste local que aproveito parte do tempo para aprender um pouco com os peixes de lá. Se tratando das traíras, convém sempre iniciar a pescaria com arremessos bem rente a margem. Elas costumam localizar-se muitas vezes a um metro da margem ou menos. 

Neste caso arremesso a mosca nas laterais e começo recolher suavemente. Para evitar que o peixe corte o lider com a boca, costumo utilizar um tippet de 20 cm de fluocarbono diâmetro de 0.40mm. O material utilizado foi um equipamento #8, o mesmo utlizado na pescaria de bass, tucunarés e robalos. Várias são as iscas que se podem utilizar, sejam elas popper, deceiver, slider, hair-bugs e outros. No meu caso preferi os streamers.  


Pescar traíras com equipamento de fly é, além de muito simples, altamente produtivo. Não é necessário arremesso longo nem técnica especial. A diversão ao presenciar o ataque desses peixes na mosca é garantida.




Depois de uma manhã de pescaria com streamers, resolvi testar outras iscas. A primeira foi uma minhoca feita de chenille trançado e head bend.


Já no fim da tarde, percebi que as traíras estavam começando a se aproximar do barranco, consegui perceber uma ou outra na margem, então comecei a passar a isca na boca de uma delas e nada de ataque. Foi quando tive a idéia de usar uma iscas de nome scampi, muito utilizada no exterior para a pesca do bonefish. Vocês devem estar perguntanto: Porque esse cara tem essa isca aqui no Brasil? Pois bem, conheci esta isca por meio do meu amigo Tiago V. Martins (Tiagão), e encantei com a qualidade da mesma, bem como a forma como ele é atrativa tanto no estojo quanto dentro d' água. Estamos testando esta isca algum tempo para o robalo da nossa região, e por isso as possuo.  Como já disse, seu nado é muito atraente, e assemelha a pequenos alevinos, iguais ao que tem na lagoa em questão.

Dito e feito, a primeira traíra do momento veio numa scambi toda branca, e a segunda levou para ela de presente a isca.



Parti então para uma scampi de dorso preto que eu tinha ainda no estojo, logo veio o resultado, mas não deu tempo nem de tirar a foto do peixe, somente da isca, pois a traíra era muito grande e abriu o anzol.


É isso aí, basta experimentar a pesca de traíra no fly, para descobrir de imediato as inigualáveis emoções que este método de pesca pode lhe proporcionar.











Um comentário:

  1. Sou o Fabricio de Juiz de Fora e vou muito à Guarapari. Fiquei muito feliz em saber que há pessoas praticando o pesque e solte e pesca com mosca aê na região. Gostaria muito de entrar em contato com vc para conhecer os pesqueiros da região. Meu e-mail é: fgontijosalvati@gmail.com e tel: 32 8839-3703. Um abraço e boas pescas.

    ResponderExcluir